PROJETO COLETA E RECICLAGEM DA GORDURA SATURADA

Postado em: 22 de Agosto de 2019 por Rotary Club de Cerro Largo

A preocupação com o destino do óleo de cozinha, foi o ponto inicial para a criação de uma alternativa para o destino final da gordura após ser usada, ideia apresentada pelo Rotary Cerro Largo.
Oficialmente, o projeto saiu do papel em maio de 2011, na administração do Prefeito Adair Trott.A cerimônia de lançamento aconteceu no dia três de maio, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal. Na época, além do Rotary, idealizador da proposta, e da Prefeitura, através da SMEC, que implantou oprojeto, a iniciativa contou com a parceria de diversas empresas e entidades do Município, a exemplo da Sicredi, Posto Latina, Industrial Busse Ltda, Ijuí Energia S/A, Biotechnos, Hilgert Engenharia, Corsan, Laticínios SerroAzul, Marsul Engenharia, Corsan, bem como muitas pessoas voluntárias, entre professores das redes de ensino, da URI e da UFFS e funcionários da prefeitura municipal.
A ênfase desse projeto também esteve centrada na divulgação da ação na comunidade e nas escolas. Diversas palestras de conscientização foram realizadas para angariar mais adeptos das boas práticas. Dentre as pessoas que contribuíram para esse processo foram as voluntárias Daline Holz, Tatiane Seevald, Aline Ajala e Cristiane Ribeiro. A representatividade foi tão grande que foram recolhidos milhares de litros de gordura. Conforme estatística da Secretaria de Educação, já em maio de 2012 foi recolhido 1.100 litros.
A Prefeitura Municipal também possuía um reservatório que foi cedido pela empresa Biotechnos para armazenar o material que era recolhido dos tonéis até a coleta pela empresa. Cada litro de gordura fornecido rendia uma barra de sabão que era entregue para as Escolas que participavam do projeto. A troca foi possível devido a parceria realizada com a empresa que efetuava a transformação do óleo em sabão.

OROTARYCONECTAOMUNDO

Fotos

Localizar site dos clubes